Foto: Vinicius Becker (Diário)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (9), em todo o Brasil (exceto para Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro) e exigirá dos candidatos não apenas conhecimento, mas também estratégia. No primeiro dia de prova, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação de até 30 linhas. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, com início das provas às 13h30min. Neste domingo, os mais de 4,81 milhões de inscritos terão cinco horas e 30 minutos para realizar a prova, até 19h. No segundo dia, marcado para 16 de novembro, o tempo será menor: cinco horas de prova, com término às 18h30min.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o professor de História e diretor do Totem Vestibulares, Jader Escobar, o sucesso na prova depende tanto do domínio dos conteúdos quanto da inteligência emocional e da organização durante a resolução. Uma das principais recomendações é começar pela redação.
Após a redação, o ideal é partir para as questões mais fáceis. Conforme Escobar, iniciar por questões que o candidato tem mais afinidade e firmeza, garante mais confiança para o decorrer da prova.
– Nós chamamos isso de uma segurança meio psicológica. Nós conseguimos ganhar confiança. Você faz uma questão, acerta, faz a segunda, acerta, a terceira, acerta. Isso vai te trazer uma certa confiança. Em alusão ao esporte, há atletas de basquete que vão (para a quadra) uma hora antes (do jogo começar) e começam a arremessar cestas de três, para conseguir ganhar uma confiança e chegar na hora do jogo conseguir executar.

O primeiro dia de prova exige muita concentração, porque é muito interpretativo. Já o segundo, embora não tenha a redação, tem um conteúdo muito mais robusto. Escobar destaca que são provas completamente diferentes, que vão exigir habilidades variadas do candidato. Mas, independentemente do dia, a orientação é começar lendo o enunciado e as alternativas antes de mergulhar no texto das questões. Isso ajuda a direcionar a leitura e eliminar respostas incorretas com mais rapidez.
– Como a prova do Enem é um exame longo e tem pouco tempo, especialmente no segundo dia, nós orientamos que o aluno leia o enunciado antes do texto-base. Leia o enunciado. Ali, você consegue eliminar algumas alternativas inadequadas que não fecham com o dado pedido da questão. Depois, você vai pro texto-base e consegue ter uma leitura mais clara, porque sabe o que tem que direcionar ali.
Descanso ou intensivão?
Não há uma resposta certa para o que é mais indicado. O professor do Totem Vestibulares destaca que, neste momento, é importante que o candidato se sinta confortável e faça o que acredita ser certo. Entretanto, reforça que não é a hora de "pisar no acelerador" e criar uma metodologia nova ou aumentar a carga de estudos, mas que o candidato deve manter o equilíbrio, para chegar disposto e confiante para a prova.
